Arco Energias
Projetos
PCH Cachoeira
A Pequena Central Hidrelétrica Cachoeira, localizada no município de Vilhena, estado de Rondônia foi inteiramente desenvolvida e implantada com assessoria da Arco Energias. Com duas turbinas Francis fabricadas, casa de força, conduto forçado, tomada d'água e canal de adução, subestação e linhas de transmissão, estruturas clássicas de uma PCH, opera a fio d'água.
Abasteceu de forma isolada por muitos anos os clientes da concessionaria local de distribuição a CERON (Centrais Elétricas de Rondônia). Lideramos a operação e a manutenção da PCH por quase 15 anos.
Participamos junto com demais agentes do setor elétrico dos trabalhos setoriais para a conexão do cone sul do estado de Rondônia ao SIN, Sistema Interligado Nacional. A atuação dos profissionais da Arco Energias foi determinante para o sucesso da operação isolada da PCH por muitos anos e para sua entrada no SIN.
UHE Rondon II
O aprendizado com a PCH Cachoeira nos habilitou a liderar estudos que revisassem o projeto básico da UHE Rondon II, registrado na ANEEL com potencia de 27 MW instalados. Estudamos novas possibilidades, novo eixo para barragem e uma configuração que permitiu atingirmos o ponto ótimo do aproveitamento e aumentarmos a capacidade instalada da UHE.
Ao final desses estudos que envolveram diversos parceiros chegamos a um arranjo que possibilitou fazer não apenas os 27 MW anteriormente registrados mas uma UHE de 73 MW instalados. Mais valor para o investidor, melhor uso do recurso natural disponível.
A nossa participação contribuiu para que a UHE entrasse em operação e entregasse mais que os 300 mil MWh/ano projetados. A UHE gera mais anualmente do que o esperado com as otimizações identificadas e implantadas. Entregamos sempre mais e melhor do que esperam nossos clientes e foi assim com a UHE Rondon II.
UTE Rondon II
Das oportunidades com o reservatório da UHE Rondon II nasceu a ideia de implantar uma termoelétrica a biomassa para consumir a madeira de desmatamento do reservatório da UHE e com ela uma empresa florestal para produzir biomassa a partir de floresta de eucaliptos e dar sustentabilidade ao abastecimento da UTE.
O projeto da UTE Rondon II foi executado em paralelo à UHE Rondon II, se beneficiando de estruturas existentes de subestações e linhas de transmissão e das conexões contratadas junto a CERON.
Nesse projeto questões ambientais relevantes foram tratadas por envolver atividades de desmatamento e reflorestamento em plena Amazônia legal. Também foi uma oportunidade única de aprovar um dos primeiros projetos do Brasil para captação de créditos de carbono.